Quando falamos em networking, o que vem a sua mente?

Network nada mais é que cultivar nossas redes de contatos, tão importante na vida pessoal e profissional. Mas tem suas particularidades, e separei alguns insights para você.

O networking é uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado e consiste em uma relação entre profissionais. A relação deve ter uma troca produtiva e o contato que você faz através do networking não deve ser usado só na hora em que existe necessidade.

O networking não se limita a cartões de visita e redes sociais. Ele deve estar inserido no dia-a-dia e demanda atenção.

O profissional também deve esforçar-se para manter seu networking atualizado. Mesmo quando não se tem tanta vontade, é sempre bom ir a feiras, cursos e palestras. Nesses tipos de eventos, outras pessoas também estão em busca de vínculo profissional, estão com vontades afins.

Mas este tipo de relação leva tempo e não pode parecer forçada. Por exemplo, para que o profissional seja recomendado e lembrado para qualquer oportunidade, é preciso estabelecer também uma conexão afetiva.

O relacionamento com pessoas de áreas semelhantes, com objetivos parecidos é capaz de promover grandes mudanças em sua carreira.

Profissionais mais expansivos e sociáveis têm muito mais facilidade para fazer o seu marketing pessoal, conhecendo pessoas novas e mantendo sua rede de contatos ativa.

E fazer networking não é apenas trocar sorrisos, falar sobre amenidades e contar piadas numa rodinha. Trata-se de um relacionamento de longo prazo, que exige seriedade, profundidade e dedicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *